sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Sobre música e Santa Cecília

"Santa Cecília nos proteja".
Dia 22 de novembro é o dia da padroeira dos músicos, e a frase acima é o refrão de uma música da banda Denis Grillo e Os Gafanhotos, bons amigos meus. 


Não consegui carregar o vídeo aqui, mas clicando neste link, vai abrir o vídeo em outra aba. Não sei se o Denis vai gostar que eu esteja publicando este vídeo também, mas enfim...


Não sou um crente e nem fiel a igreja, mas tenho uma certa simpatia por essas coisas de santo, sabe? Não acredito, mas acho bonito. A história de Jesus e dos santos não deixam de ser bons exemplos, e Santa Cecília, não é diferente. 

Santa Cecília morreu entre os anos de 176, ou 180, em Roma, durante o império de Marco Aurélio. Cecília foi a primeira santa a ser encontrada com o corpo interrupto, no ano de 1559, e em 1599, o escultor Stefano Maderno escupiu uma estátua de Santa Cecília em um mármore, no mesmo tamanho e posição que o corpo da Santa se encontra, ou se encontrava até então no tumulo.



Casou-se com um tal Valeriano. O casamento foi planejado pelos seus pais, sem que ela soubesse. No dia da cerimônia, ela cantou e disse a Valeriano que um anjo defendia a sua virgindade, e que havia feito um voto de castidade a Deus para receber uma benção; Valeriano ficou incrédulo, pois ele era pagão. O que surpreende, é que Valeriano respeitou-a e converteu-se como cristão ao lado da esposa e de quebra, converteu seu irmão Tibúrcio também. 

Amar é respeitar e se casar, não é você ser feliz, é fazer alguém feliz, não é? Por isso que eu acho bonito as histórias dos santos.

O porém dessas histórias são os finais trágicos, pelo menos o da maioria. Como Santa Cecília fazia parte de uma família nobre de Roma, o prefeito da cidade, Turcius, tomou conhecimento da conversão dos dois para o cristianismo e mandou condena-los a morte. Cecília sobreviveu a asfixia, mas foi morta pelos saldados depois. O Papa Urbano da cidade, entregou todos os bens de Cecília aos pobres e transformou a casa dela em uma igrejinha. 

Mas porque ela é a padroeira dos músicos? 

Dizem que no dia de seu casamento com Valeriano, ouvindo os instrumentos durante a cerimônia, ela cantou:  
Senhor, guardai sem mancha meu corpo e minha alma, para que não seja confundida”.

Feliz dia do músico e da música.
"A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende."
Arthur Schopenhauer

ORAÇÃO À SANTA CECÍLIA
Ó gloriosa Santa Cecília, apóstola da caridade e espelho de pureza. Por aquela fé esclarecida, com que afrontastes os enganosos deleites do mundo pagão, alcançai-nos o amoroso conhecimento das verdades cristãs, para que conformemos a nossa vida com a santa lei de Deus e da Igreja. Revestinos de inviolável confiança na misericórdia de Deus, pelos merecimentos infinitos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Dilatai o nosso coração para que, abrasados do amor de Deus, não nos desviemos jamais da salvação eterna. Gloriosa padroeira nossa, que os vossos exemplos de fé e de virtude sejam para todos nós um brado de alerta para que estejamos sempre atentos à vontade de Deus na prosperidade como nas provações, no caminho do céu e na salvação eterna. Amém!
Santa Cecília, rogai por nós!

Fonte:
portaldamusicacatolica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário