sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Estudando Tom Zé (Parte 1)

Pois é, Tom Zé!

Seu nome, Antônio José Santana Martins, filho de um comerciante muito sortudo da cidade de Irará, grande Bahia, que tirou a sorte grande na loteria. Da sua carreira, ele é um dos músicos mais importantes da história deste país, e eu, tirei a sorte grande de conhece-lo graças as minhas aventuras de estagiário no programa Ensaio da TV Cultura. 

No meu primeiro dia de trabalho, 13 de maio, vi Tom Zé entre os nomes que foram gravados em abril, mas como o programa dele ficou curto (É! por mais incrível que pareça, ele falou pouco desta vez), o Fernando Faro marcou uma gravação na casa dele para terminar de preencher o programa e eu fui de assistente; enfim, isso vai me render mais de um post, por agora, vou contar sobre o Tom Zé e um pouco do seu trabalho.

Este foi o seu segundo programa Ensaio. Ele já tem um de 1990. Neste de 2013, ele fala muito sobre a Tropicália e até mesmo das origens da música popular brasileira. Não, ele não fala do samba, dos portugueses e escravos, ele vai além; ele fala sobre a origem da nossa música popular a partir do latim. 

Seu último álbum, Tropicália Lixo Lógico, tem participações de Mallu, Emicida, Rodrigo Amarante, Washington e Pélico.  O álbum, como ele explica no programa atual, é mais um de seus estudos inventivos. Como os álbuns Estudando o Samba, Estudando o Pagode e Estudanto a Bossa, por exemplo. Dessa vez, em "Estudando a Tropicália", ele aprofunda seus estudos a partir da cultura moçárabe. 




"Não recusamos
Suas equações
Mas, por curiosidade, fez-se habitual
Resolver também com nossas armas a questão -
Uma moçárabe possível solução
Tudo bem, que legal,
Resultado quase igual,
Mas a diferença que restou
O lixo lógico"
Tropicália Lixo Lógico

O movimento tropicalista foi responsável por abrir as portas da nossa cultura musical, derrubou os intelectuais, e passou a fazer o que temos em nosso sangue: A Mistura. E Tom Zé gravou o disco unânime Tropicalia ou Panis et Circencis ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes e tantos outros.

Em sua primeira participação no programa Ensaio, em 1990, Tom Zé já contava com os músicos que o acompanham há mais de 20 anos, e na época, teve The Best of Tom Zé lançado pela gravadora de David Byrne.. Por agora, assistam este programa, e no próximo post eu continuo descrevendo as minhas aventuras, e em foco, sobre a minha visita na casa dele. 

Continua no próximo post...


2 comentários:

  1. Tom Zé é FODA! Ainda não ouvi o último disco, mas adorei o título e as participações. Meus discos preferidos dele continuam sendo "Estudando o Samba" e "Todos os olhos", acho. Mas isso pode mudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Tribunal do Feicebuque está demais. É uma EP. Afiadíssimo sobre o episodio do comercial da Coca-cola rs

      Excluir